segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ESCUTAI A VOZ DE DEUS

         


          A cada dia estamos sendo seduzidos pela diversidade de vozes que clamam para serem ouvidas e observadas e que por falta de convicção de nossa fé acabamos nos deixando conduzir pelas mesmas. Porém, que vozes são essas e o que nos ensinam? Podemos elencar algumas: vozes de abandono, de egoísmo, de violência, de morte, de desonestidade etc. Facilmente somos comprimidos e reprimidos por elas. Mas o que devemos fazer? Tornarmo-nos surdos a elas para ouvir a voz de Deus, isto é, buscar as coisas do alto, “viver no amor e permanecer no amor, pois Deus é amor” (cf. 1 Jo 4, 16).

          É claro que para fazer a experiência do amor é necessário fazer um encontro com aquele que primeiro amou verdadeiramente, quando deu a sua vida em favor da humanidade: CRISTO JESUS. Este encontro é proporcionado diretamente pela palavra de Deus elucidada na voz de Cristo. Contudo, gostaria de precavê-los a não fazerem uma leitura superficial da palavra de Deus, como se fosse simplesmente um livro de história onde nos enchemos de conhecimento da narrativa cronológica do itinerário do ser humano, mas adentrarem na vontade do Cristo Verbo.

          A palavra de Deus é viva e eficaz e assim “como a chuva e a neve desce do céu e para lá não voltam, sem terem regado a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, dando semente ao semeador e pão ao que come, tal ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não volta a mim sem efeito...” (Is 55, 10-11). Por isso, quem ouve a voz de Deus e a acolhe para a vida se tornará uma árvore frutífera em dons e em graça.

         Cristo, no evangelho de João, assume a identidade do Bom Pastor para dizer que conhece suas ovelhas e que as mesmas o seguem porque ouvem a sua voz (cf. Jo 10ss). Desta maneira, poderíamos perguntar: estamos ouvindo a voz de Cristo, Bom Pastor, ou ainda estamos sendo atraídos pelas vozes dos mercenários do mundo? A quem nós escutamos: Deus ou os homens? Queremos ouvir as vozes do medo, da tortura, do ódio, da vingança ou queremos a voz da verdade, da benignidade, do amor?

          Se quisermos ouvir a Deus, façamos a experiência da Leitura Orante, para que a Sua palavra ressoe em nossas vidas com maior intensidade. Para tanto, precisamos aplicar os seguintes passos:

• Leitura: o que diz o texto em si?

• Meditação: o que o texto diz para mim?

• Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?

• Contemplação: olhar a vida com os olhos de Deus?

          Irei dedicar os próximos textos para aprofundar cada passo da Leitura Orante. Sei que a oração em si não é tudo, mas tudo sem ela não é nada.


Seminarista Joel Teixeira Araújo
Diocese de Brejo-MA
2º Ano de Teologia
São Luís-MA, 21 de fevereiro de 2011

Um comentário:

  1. Saúdo e parabenizo ao novo bispo da Diocese de Brejo dos Anapurus-Maranhão, Dom Valdeci. Elevo a Deus minhas orações em sufrágio desse novo pastor, desejando ao mesmo, paz, saúde e dedicação fraternal ao rebanho que Cristo lhe confiou.
    Saúdo e parabenizo ao Pe. Isaque pelo seu belíssimo, inteligente e autêntico discurso de acolhida dirigido a pessoa de Dom Valdeci.
    Fico feliz com a chegada de Dom Valdeci para pastorear a diocese de Brejo, diocese esta da qual estive inserido como seminarista do curso de filosofia. Fui colega de classe no curso filosófico do Pe. Isaque, residindo no Seminário Interdiocesano Santo Antônio,em São Luis,Maranhão. Naquela época o reitor era o Pe. Xavier e o vice-reitor,Pe. Bráulio.
    Fui bem acolhido pelo bispo de Brejo Dom Válter Carrijo, seus sacerdotes e seminaristas. Guardo comigo grandes recordações desta boa e hospitaleira diocese de Brejo.
    Sou muito grato aos professores do CETEMA, de maneira particular o saudoso Padre Dr. João Mohana, meu professor e diretor espiritual.
    Sou muito grato também aos reitores do Seminário Santo Antônio e aos religiosos e religiosas de São Luis. Não posso deixar de agradecer ao Dr. Jorge Miécio, médico oftalmologista, e a Ir. Letícia Pilecco, religiosa paulina; essas duas pessoas foram boníssimas para comigo.
    A todos as pessoas amigas de São Luis,Maranhão, a minha gratidão e preces.
    Atualmente, estou residindo na cidade de Aracoiaba,minha terra natal. Colaboro com a paróquia da Imaculada Conceição em Aracoiaba, como Ministro da Eucaristia e como Zelador do Apostolado da Oração. Um abraço para todos da Diocese de Brejo e aos irmãos e irmãs do nosso estado do Maranhão.
    Meu blog: lusmarpazleite.blogspot.com
    E-mail: lusmarpazleite2@hotmail.com
    Prof. Francisco Lusmar Paz

    ResponderExcluir