terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A TRAGETÓRIA DE BENTO XVI

NASCIMENTO, INFÂNCIA E JUVENTUDE

Nascido aos 16 de Abril de 1927, Joseph Alois Ratzinger (Bento XVI) filho de Joseph e Maria Ratzinger teve sua infância marcada pelo Regime Militar, aos dezesseis anos foi incorporado pelo alistamento obrigatório no Exército Alemão tendo que trabalhar numa divisão encarregada pela defesa da fábrica da BMW nos arredores de Munique. É dispensado em 10 de Setembro de 1944 e poucos dias depois é enviado a um campo localizado na fronteira da Áustria com a Hungria e a Checoslováquia para realizar trabalhos forçados. Com a rendição alemã em 8 de Maio de 1945, Ratzinger é recolhido preso no campo aliado de concentração de prisioneiros com mais de 40 mil presos. É libertado em 19 de Junho, e chega em casa na noite de sexta-feira do Sagrado Coração de Jesus. 

VOCAÇÃO 

Junto com seu irmão Georg Ratzinger, Joseph entra no seminário e em 29 de Junho de 1951 ambos são ordenados sacerdotes pelo Cardeal Faulhaber, Arcebispo de Munique. Em 1952, Ratzinger iniciou sua atividade de professor de Filosofia e Teologia na Escola Superior de Freising. Em 1953 obteve o doutorado com a tese "Povo e Casa de Deus na doutrina da igreja de Santo Agostinho." Fundou em 1972, junto com os teólogos Hans Urs Von Balthasar e Henri De Lubac a revista Communio, para dar uma resposta positiva a crise teológica e cultural que despontou após o Segundo Concílio do Vaticano. Ratzinger foi nomeado Arcebispo de Munique em 25 de Março de 1977 pelo Papa Paulo VI e elevado a Cardeal no consistório de 27 de Junho do mesmo ano. Em 1981 foi nomeado prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé pelo Papa João Paulo II, cargo que manteve até o falecimento de seu predecessor. Foi designado Cardeal-Bispo da Sé Episcopal de Velletri-Segni em 1993 e tornou-se Decano do Colégio dos Cardeais em 2002, tornando-se Bispo titular de Ostia. Era o braço direito de João Paulo II, compartilhava das posições ortodoxas e foi um dos mais influentes integrantes da Cúria Romana. 

O CONCLAVE DE 2005

Segundo o vaticanista Lucio Brunelli, no Conclave que ocorreu em 18 de Abril de 2005, por volta das 18:hs, Ratzinger obteve 47 votos contra 10 de Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, e 9 votos de Carlo Maria Martini, Arcebispo emérito de Milão. Na votação do dia seguinte ainda segundo Brunelli, Ratzinger teria obtido 60 votos. Na terceira votação na manhã do dia 19 de Abril, Ratzinger obteve 72 votos. Na votação encerrada na tarde do dia 19 de Abril, Ratzinger obteve 84 votos conta 26 de Jorge Mario Bergoglio. 

A ELEIÇÃO COMO PAPA E A ADOÇÃO DO NOME BENTO XVI

Aos 78 anos, Joseph Ratzinger  foi eleito Papa pelo Colégio de Cardeais. Ratzinger adotou o nome de Bento XVI em uma provável homenagem ao Papa Bento XV que comandou a igreja Católica entre 1914 e 1922. Considerando toda a sua obra literária, as suas atitudes como Sacerdote e Bispo durante a sua vida religiosa, Ratzinger possui um pensamento católico ortodoxo que, para muitos de seus críticos, é tido como conservador. Bento XVI, como seus predecessores, é contrário a ordenação de mulheres e defende a necessidade de moralidade sexual. Para ele a única forma clinicamente segura de prevenir a AIDS é se comportar de acordo com a lei de Deus, condenando o uso de preservativos no que é criticado por muitas correntes sociais. No entanto é apoiado por todos os movimentos da igreja. No início de seu pontificado muitas pessoas achavam que Bento XVI seria um Papa reservado o que não se concretizou. Bento XVI se mostrou um Papa alegre, carismático e superou todas as expectativas da igreja.

A RENÚNCIA AO PONTIFICADO

No dia 11 de Fevereiro de 2013, durante um consistório no Palácio Apostólico, o Papa Bento XVI anuncia a seu renúncia como líder da igreja Católica, surpreendendo o mundo inteiro. o Papa alegou cansaço e incapacidade física de exercer o cargo e que por amor a igreja estava deixando o seu pontificado. Para muitos chefes de estado, a decisão é tida como corajosa, para outros é tida como sábia e de muito respeito em relação igreja. Em um trecho da carta divulgada pelo Vaticano, o Papa disse que, " no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade de administrar bem o ministério que me foi confiado. Por essa rasão consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, as 20:hs, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante." O porta-voz do Vaticano declarou que, a grande maioria não sabia da decisão do Papa e que Bento XVI vai ficar no Castelo Gandolfo, e que depois vai viver em um dos prédios do Vaticano, fora dos aposentos papais.  Durante seu pontificado, Bento XVI retomou o diálogo entre a igreja e os fiéis, que estava perdido. Ele criou condições boas para a retomada da igreja, foi um intelectual e um grande modernizador da igreja. Ele ainda normalizou as relações entre o Vaticano e o islamismo. Em quase oito anos de papado, Bento XVI fortaleceu a aliança entre a igreja e os fiéis e deu prioridade a juventude que segundo ele, é o futuro do mundo.  




















  

Nenhum comentário:

Postar um comentário